terça-feira, 8 de novembro de 2011

Florais de Bach

Boa tarde!
Hoje acordei mais animada, fui ao curso um pouco mais atenta, e acho que estou dando um passinho de cada vez!
Hoje vou deixar uma matéria que vi em um blog sobre florais, achei que falou um pouco de tudo que tenho sentido e vou me aventurar, preciso de algo pra levantar essa mulher aki, rsrs.
Espero que gostem, e deem uma passadinha lá também , tem muita coisa bacana neste blog.
As essências florais tem sido utilizadas como auxiliares nos processos de tratamento de obesidade bem como nos distúrbios alimentares. Basicamente a principal função dos florais é equilibrar as emoções que não estejam em harmonia, pois freqüentemente emoções ou sentimentos desequilibrados estão presentes em pessoas acima do peso.

Emagrecer não é algo fácil. Uma pessoa que não esteja conseguindo manter-se dentro de seu programa de emagrecimento não pode ser taxada de “preguiçosa”, “incapaz” ou de “não possuir “força de vontade” - vários mecanismos bioquímicos, físicos, emocionais, psíquicos, etc, estão envolvidos.

Por que perder peso é tão difícil?

A perda de peso com saúde depende de um conjunto sincronizado de fatores: nutricionais, físicos, emocionais, mentais e até espirituais. O primeiro passo é o desejo, a vontade real de emagrecer. Vontade de mudar. E, para implementar essa mudança, o indivíduo deve reconhecer que precisa de ajuda - muita ajuda: dos profissionais, da família, do companheiro, dos amigos.

Há muitos fatores que podem atrapalhar o emagrecimento e o mais freqüente é a compulsão. Esse transtorno alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos e a alternância entre esse excesso e privação, e pode causar oscilações freqüentes de peso independente da pessoa ser magra ou gorda. O indivíduo não é “responsável”, “culpado” pelo distúrbio.

E é aí que os Florais de Bach atuam. O tratamento é feito no indivíduo e não da doença, harmonizando sua condição emocional, para que, através da transformação das atitudes em estados mais positivos, possa ser estimulado seu potencial de auto-cura.

Como os florais atuam

Não há uma “fórmula mágica floral para emagrecer”. Os Florais de Bach ajudam a tratar a ansiedade, estresse, tristeza, compulsão, etc, da personalidade em processo de emagrecimento. As essências atuam como colaboradoras do tratamento de reestrutura alimentar, exercícios físicos e possíveis medicamentos receitados pelo médico endocrinologista.
Trata-se também os problemas de baixa auto-estima, a carência afetiva, a raiva, o sentimento de culpa, entre outros.
Para cada uma dessas emoções é ministrado um floral específico e cada caso deve ser estudado separadamente.

A essência floral AGRIMONY por exemplo, é utilizada para diminuir o grau de ansiedade. Ela é indicada para as pessoas ansiosas, que tem dificuldade em pegar no sono a noite, ou então, para as pessoas que no primeiro sinal de angústia, fumam, bebem, comem e tomam tranqüilizantes, apenas para não pensar nos problemas.

Pessoas com esse perfil, sentem dificuldade em olhar de frente para suas angustias mais intimas. Muitas vezes parecem estar de bem com a vida, dizem que estão bem, brincam e riem, isto tudo para ocultar o que realmente lhe incomodam. Esse floral ajuda a baixar a ansiedade e faz com que as pessoas tenham coragem de olhar de frente para os seus problemas sem evitá-los.

É importante lembrar que as essências florais devem ser tomadas com o acompanhamento de um profissional especializado. O uso de Agrimony por exemplo, em pessoas muito sensíveis, pode provocar o aparecimento de depressão, pois através do floral elas irão tomar consciência da origem de suas dificuldades e da sua impotência frente aos problemas que não conseguem resolver sozinhas. Para esse caso, será necessário o uso em conjunto de outros florais para equilibrar a fórmula. Para a garantia de obter os resultados esperados esse procedimento deve ser feito por um terapeuta floral.
Beijos á todas, e continuem em passos firmes!!!

2 comentários:

Bruna Marques disse...

Oi Florzinha...estava pensando em vc, que bom q esta se sentindo melhorzinha, fico feliz, e olha adorei a matéria, eu uso fitoterápico para ajudar na ansiedade, acredito muito em td que é natural, por isso acho que dá super certo e não faz mal para o nosso organismo.
Vamos caminhando juntas e vc vai conseguir...aos pouquinhos e no meu lema "VIVENDO UM DIA DE CADA VEZ".
mUITOS BEIJINHOS NO SEU CORAÇÃO, SINTA SE ABRAÇADA E ACARINHADA POR ESTA SUA AMIGA VIRTUAL.

Marcela disse...

Oi, Patrícia! Acho que vc acertou em cheio na sua escolha: florais são ótimos, não trazem efeitos colaterais como os alopáticos. Nessa minha "vida errante" eu comprovei que pessoas com personalidade sensível respondem super bem aos florais no tratamento de estados deprimidos e ansiedade. Força, garota! Primeiro, levante-se, depois daremos os passos pra seguirmos em frente. Torço por vc. Bjinhos

/